Veículo de três rodas
de Benz (“Patent-Motorwagen”) e carruagem
de quarto rodas de Daimler.
Poucas invenções tiveram uma
tão duradoura influência no desenvolvimento mundial como a invenção do
automóvel.
Os pioneiros do fabrico do
automóvel foram, no final do século XIX, Gottlieb Daimler (1834-1900) e Carl Benz
(1844-1929).
No dia 29 de Janeiro de 1886, Benz registou uma patente para o seu “veículo movido por um
motor a gás.” A patente, com o nº. 37435, pode ser considerada como a “certidão
de nascimento do automóvel”. Em Julho de 1886 os jornais deram notícia sobre a
primeira saída do no veículo de três rodas patenteado por Karl Benz, o modelo
nº. 1.
O "Velocipede" criado em 1886 pode ser encarado como o primeiro automóvel, apesar e se encontrar dotado somente de três rodas (*).
O "Velocipede" criado em 1886 pode ser encarado como o primeiro automóvel, apesar e se encontrar dotado somente de três rodas (*).
No mesmo ano, à distância de
apenas 100 quilómetros, Daimler apresentou a sua carruagem a motor, considerada
como o primeiro veículo automóvel de quatro rodas. Basicamente este carro é um
coche ligeiro dotado de uma versão modificada e mais potente do motor de
Daimler.
Todavia, vários anos separam
a invenção do automóvel da sua produção industrial.
O Velo de 1894 de Benz foi o primeiro veículo produzido em
série.
(*) Na realidade, Nicolas-Joseph Cugnot (1725
–1804), oficial de artilharia francês,
construiu, no tempo de Luís XIV, o primeiro veículo mecânico auto-propulsionado,
o qual foi, de facto, o primeiro veículo automóvel: o “fardier à vapeur” de
Cugnot.
RFS
No comments:
Post a Comment